ABCCI

Diversos estudos já apontam o uso da cannabis medicinal como uma alternativa de terapia eficaz – e segura – para atletas dos mais variados esportes. Porém, falar sobre estes assuntos ainda é um tabu para diversas ligas. Mas as coisas parecem estar mudando.

Em um novo acordo coletivo de trabalho, a NBA tomou a significativa decisão de remover a cannabis da lista de substâncias proibidas, eliminando-a dos requisitos de teste de drogas.

Parecendo seguir uma inclinação mais progressista da planta, que acontece hoje nos EUA e em diversas partes do mundo, esta movimentação da NBA pode significar um grande progresso para os atletas e para um negócio cada vez mais em ascensão.

Contudo, indo muito além do que apenas aproveitar uma tendência de mercado, alguns atletas encontraram na indústria canábica não somente uma forma de lucro ou uma saída para a reestruturação financeira, mas também uma possibilidade de apoiar o uso clínico da planta. Conheça quem são eles:

1. Al Harrington
Ex-jogador e lenda de basquete profissional por 16 temporadas pela NBA, Al Harrington vem liderando o movimento de cannabis no esporte na América do Norte após fundar a Viola Brands, empresa de cultivo de cannabis, produção de extratos premiados e produtos que vão desde flores, comestíveis até concentrados – que garante a preservação máxima do nível de canabinoide e dos terpenos e a integridade da colheita.

Nomeada em 2019 pela Greenentrepreneur.com como uma das cem maiores empresas de cannabis dos EUA, a empresa de Harrington é hoje uma das principais produtoras e atacadistas de produtos de cannabis de qualidade premium licenciadas do país.

Atualmente avaliada em mais de 100 milhões de dólares, a principal missão da Viola Brands – e de Harrington – é aumentar a participação de empreendedores negros no mercado da cannabis (que hoje tem participação de apenas 2% em um mercado de US$ 25 bilhões) e reinvestir seus impactos nas comunidades mais afetadas pela guerra contra as drogas.

2. Klay Thompson
Três vezes campeão da NBA e cinco vezes campeão All-Star com os Warriors, o jogador Klay Thompson uniu forças com atletas de outras modalidades esportivas, para lançar a Just Live, marca de CBD (canabidiol) com linha de produtos focada em bem-estar de alta qualidade, desempenho e recuperação.

Thompson é o primeiro jogador ativo da NBA a entrar para a indústria canábica e lançar uma marca de CBD, ingrediente ativo da cannabis.

Com uma fórmula totalmente natural, a marca de Thompson oferece uma diversidade de produtos que incluem gomas comestíveis, suplementos, tópicos (cremes, roll-ons e bálsamos labiais) e óleo de consumo oral.

3. Isiah Thomas
O também ex-jogador, técnico e doze vezes All-Star da NBA, Isiah Thomas, investiu 3 milhões de dólares em uma produtora e farmacêutica colombiana licenciada de cannabis, a One World Pharma, tornando-se vice-presidente e CEO da empresa.

“Acredito veementemente que há uma tremenda oportunidade de construir uma empresa de classe mundial, valiosa, ambiental e socialmente consciente, que seja um player significativo no mercado global de cannabis”, declarou o atleta em um comunicado à imprensa.

Além de produtos farmacêuticos, a empresa de Thomas vem trabalhando na produção de peças automobilísticas e componentes de bioplástico à base de cânhamo, em parceria com a Stellantis, sexta maior montadora do mundo e proprietária de marcas como Fiat e Jeep.

4. John Salley
Em 2019, junto com sua filha Tyla, o ex-jogador e quatro vezes campeão da NBA, John Salley, lançou a Deuces 22, uma marca de cannabis com produtos focados em saúde e bem-estar, que vão desde de pre-rolls (cigarro enrolado profissionalmente) à produtos tópicos.

“Eu digo às pessoas o tempo todo: se eu soubesse dos benefícios da cannabis, teria jogado até os 40 anos”, declarou Salley em entrevista à Hour Detroit.

Além da venda de produtos, a Deuces 22 também se dedica a oferecer conteúdo educacional através da plataforma Deuces Academy, que busca informar sobre a cannabis e seus produtos por meio de artigos, fotos e vídeos curtos.

5. Chris Webber
Membro do hall da fama da NBA, o ex-jogador Chris Webber anunciou recentemente o lançamento de sua marca de cannabis premium cofundada com a empresária Lavetta Willis.

A Players Only é uma empresa focada em três áreas estratégicas de negócios: cultivo e varejo de cannabis, parcerias de marcas e conteúdo criativo.

“Temos realmente uma oportunidade única de mudar a narrativa em torno da cannabis, capacitar empreendedores em ascensão e definir um novo padrão nesta indústria em crescimento”, disse Webber em comunicado.

Embora a indústria canábica esteja em trajetória crescente, ainda há um longo caminho a ser percorrido. Felizmente, a ciência vem esclarecendo cada vez mais dúvidas e desmistificando diversos tabus em torno da cannabis, o que tem permitido a possibilidade de explorá-la como um negócio em potencial.


Fonte: Dr. Cannabis